As nossas praias são o elo entre nosso mundo e o oceano. O clima quente atrai milhares de famílias com crianças e pessoas de mais idade.
A fragilidade deste espaço de areia em acatar todos os tipos de “lixos”, que nós seres humanos levamos até ela. E isso impacta diretamente na poluição de nossos oceanos, pois quando a maré sobe, “ela” arrasta milhares de itens das praias e no momento de baixar estes vão para dentro do oceano. Além disso, não nos damos conta, mas este espaço com muita areia é o ‘habitat’ da flora marinha (milhares de bichinhos), necessitam da terra para sobreviver e estes resíduos trazem conseqüências desastrosas…
No Brasil temos 7.491 km de litoral nestes são 2.095 praias na maioria frequentadas por milhares de humanos, que deixam um rastro de sujeiras pelo caminho como: canudos plásticos, palito picolé, copos plásticos, bituca de cigarro, cacos de vidros, embalagens diversas…
Alguns destes itens têm uma longa duração e isto irá impactar por anos: O tempo de decomposição de uma bituca de cigarro descartado incorretamente pode chegar a até cinco anos. Isso sem mencionar o fato de que ela contém mais de 4,7 mil substâncias tóxicas, contaminando a areia. Um copo plástico descartável pode levar entre 100 a 250 anos para se decompor e mesmo depois de todo esse tempo ainda pode continuar por aí, pois se transforma em micro plástico e continua na natureza e oceanos. Sacolas plásticas esse material leva cerca de 450 anos para se decompor, durante esse período, muitos animais são sufocados ou morrem devido à ingestão de sacolas plásticas.
Garrafas de vidro levam 4000 anos para se decompor, por isso, é muito importante que ele seja descartado de forma correta. Esta poderá ser reciclado diversas vezes e esse processo economiza recursos naturais. Isopor no verão, muitas pessoas levam caixas de isopor para praia para deixar as bebidas mais geladas. Quando deixados na areia (descarte totalmente incorreto), este acaba indo para o mar se transformando em micro plásticos, os animais marinhos confundem esse material com comida e morrem, diminuindo a diversidade dos oceanos. Nosso desafio é que de forma sistemática tenhamos cuidados com a natureza não descartando incorretamente nossos resíduos e/ou de forma corretiva limpando as praias sem agredir e sempre protegendo a vida marinha.
Nós do IIFHES – INSTITUTO INTERNACIONAL PARA ALIMENTAÇÃO, SAÚDE, EDUCAÇÃO & SUSTENTABILIDADE, temos um grande projeto, “PROJETO LIMPA PRAIA”, no qual vem de encontro a valorização da preservação do MEIO AMBIENTE de nossa preocupação da SAÚDE das pessoas que desfrutam de nossas Praias e também na EDUCAÇÃO para nossas crianças no futuro cuidarem de nosso planeta.
#iifhessaude #iifheseducação #iifhessustentabilidade #praialimpa #meioambiente #sutentabilidade #semlixo #iifhesalimentação #limpapraia #floramarinha #oceanopreservado